segunda-feira, 18 de maio de 2009

A saga dos Lobisomens

A maioria dos filmes sobre Lobisomens são de terror. E não poderia ser diferente, dado o caráter sobrenatural do personagem. Mas poucos são os que acertam a mão nesse subgênero. Verdadeiras bombas surgem a cada ano e fazem com que o clássico com Lon Chaney, de 1941, seja insuperável até hoje. Vamos ver como vai ser o remake, com o Benicio Del Toro. Tomara que façam algo que preste, para fazer justiça ao original.
Assim, poucos são os filmes que conseguem ficar acima da média. Como exemplo, posso citar "Skinwalkers - Amaldiçoados" (não confunda com o péssimo "Amaldiçoados", de Wes Craven - prova de que mestres também erram), que foi lançado direto em DVD no Brasil. Com uma história interessante e que não tenta ser engraçadinha, "Skinwalkers" é suspense do início ao fim. Não cai na armadilha de colocar humor onde não tem que ter. Se o filme se vendeu como terror, que assim seja. Senão, assume logo que é uma paródia e pronto. A série "Lobisomem Americano" é isso, uma grande brincadeira. E desse jeito não faz feio.
Mas, por outro lado, quando se investiu no personagem em uma comédia descarada, o resultado foi muito legal. Quem não lembra do clássico dos anos 80, "Teen Wolf", com Michael J. Fox? O filme teve traduções diferentes para o seu título no Brasil. A que eu mais gosto, até porque foi a que conheci primeiro, é "O Garoto do Futuro". Mas existem também as denominações "Lobisomem Adolescente" e "Lobo Adolescente". Enfim, no filme, Michale J. Fox mostrou que ser Lobisomem pode não ser nenhuma maldição, pelo contrário: a gente pode se divertir pra caramba.
A minha lembrança mais antiga sobre o filme é do trailer que passava antes de "O Segredo da Espada Mágica", filme do He-Man e She-Ra (muito bom, por sinal). O que mais ficou marcado em mim foi a cena da transformação, pois dava um medo... Mas, revendo o filme na Record, há umas duas semanas, pensei comigo: "que coisa mais tosca". Talvez seja o Lobisomem mais engraçado que já vi - o pai é pior ainda, já que nunca tinha visto um Lobisomem velho. Ficou em pé de igualdade com o do Seu Madruga em um episódio do Chapolin. E o filme foi mesmo um grande sucesso, gerando até um desenho animado. Abaixo, refresque sua memória com o "O Garoto do Futuro" e conheça "Skinwalkers".



Nenhum comentário: